"Os doces conventuais são difíceis, retorcidos, com receitas mentirosas e segredos impartilhados, aperfeiçoados com vaidade e teimosia, competindo com elegante violência entre si. Doutra forma, era impossível serem tão deliciosos".

(Miguel Esteves Cardoso)

domingo, 23 de novembro de 2014

Pão-de-Ló

Já experimentou o Pão-de-ló da B.LEM? Saiba que é diferente de tudo o que já provou até hoje! Reza a história que a receita do nosso Pão-de-ló tem origem no Mosteiro de Stª. Maria de Cós, convento fundado no século XII por D. Fernando, abade de Alcobaça. No início do século XIX, as perseguições às ordens religiosas em Portugal levaram ao encerramento do convento. Algumas freiras refugiaram-se na vila de Alfeizerão e transmitiram esta divina receita às senhoras da terra. Numa das passagens da corte pela região, o nervosismo era tal que a cozedura do bolo ficou incompleta dando-lhe a sua peculiar consistência e aspecto. O rei e restante corte elogiaram de tal forma a iguaria que, a partir daquele dia, nunca mais se deixou de fazer assim em Alfezeirão. 



O Pão-de-ló da B.LEM é inspirado nesta receita única, que não podia faltar na mesa dos reis e nas festas da igreja. Transmitida através de muitas gerações por grandes mestres da doceria conventual portuguesa, agora em Sã Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco e deixe o seu cometário sobre a B.Lem Bakery. Obrigada!