"Os doces conventuais são difíceis, retorcidos, com receitas mentirosas e segredos impartilhados, aperfeiçoados com vaidade e teimosia, competindo com elegante violência entre si. Doutra forma, era impossível serem tão deliciosos".

(Miguel Esteves Cardoso)

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

O segredo do Abade de Priscos


Manuel Joaquim Machado Rebelo, mais conhecido por Abade de Priscos foi um abade católico e gastrônomo português que se destacou pelas famosas receitas culinárias, especialmente a de um pudim divinal que leva o seu nome. O pitoresco pároco da Freguesia de Priscos, próximo a Braga (norte de Portugal) foi um dos maiores cozinheiros portugueses do século XIX. Um dos aspectos marcantes do abade, a quem muitos chamavam "o Papa dos Cozinheiros", era a sua maleta recheada de iguarias e temperos desconhecidos, na qual se julgava estar o seu livro de receitas, que nunca foi encontrado. A mais famosa de todas é, sem dúvida, um pudim de ovos com toucinho - sim, toucinho mesmo! - manjar cozinhado de cor há mais de 100 anos pelos mais renomados cozinheiros.


O Pudim do Abade de Priscos é feito com gemas, vinho do Porto e uma generosa calda de açúcar com 50 gramas de toucinho fresco, ingrediente que “caiu” por descuido na receita do abade e acabou por se transformar no segredo que faz a diferença. Uma forma forrada com caramelo, uma hora em banho-maria – paciência e gulodice – e já está!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco e deixe o seu cometário sobre a B.Lem Bakery. Obrigada!