"Os doces conventuais são difíceis, retorcidos, com receitas mentirosas e segredos impartilhados, aperfeiçoados com vaidade e teimosia, competindo com elegante violência entre si. Doutra forma, era impossível serem tão deliciosos".

(Miguel Esteves Cardoso)

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

No Natal ele é Rei

Na mais autêntica tradição portuguesa a B.LEM traz a São Paulo o famoso Bolo Rei, inseparável da mesa das famílias portuguesas na época de Natal e até o dia de Reis, em janeiro. Segundo a receita tradicional, o Bolo Rei é um bolo de forma redonda que faz lembrar uma coroa cravejada de frutos secos e cristalizados. No seu interior encontram-se, misturadas com a massa branca e fofa, passas, frutos secos e frutas cristalizadas, além da característica fava da sorte. Segundo a tradição, quem receber a fatia onde está escondida a fava terá um desejo realizado, mas deve retribuir ao dono da casa com o mesmo Bolo Rei no ano seguinte. Antigamente escondia-se também em cada Bolo Rei uma pequena surpresa ou brinde, hoje em dia proibidos pelas normas sanitárias e de segurança  da União Europeia. 


O Bolo Rei tem origem no gâteau des rois, típico do sul da França, e conta-se que foi levado para Portugal por volta de 1870 por um famoso confeiteiro, de nome Gregório. Produzido e comercializado pela primeira vez pela Confeitaria Nacional, em Lisboa, rapidamente generalizou-se pelo país, com ligeiras variações da receita original. No Brasil a tradição do Bolo Rei é uma herança cultural que remonta ao período colonial, e permanece até hoje, especialmente entre as famílias de origem portuguesa. A B.LEM, que trouxe a São Paulo o melhor da padaria e da confeitaria de Portugal, não podia deixar de estar presente na mesa dos paulistanos nesta data tão simbólica. Leve para casa ou presenteie a família e os amigos neste Natal com o Bolo Rei mais português do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco e deixe o seu cometário sobre a B.Lem Bakery. Obrigada!