"Os doces conventuais são difíceis, retorcidos, com receitas mentirosas e segredos impartilhados, aperfeiçoados com vaidade e teimosia, competindo com elegante violência entre si. Doutra forma, era impossível serem tão deliciosos".

(Miguel Esteves Cardoso)

domingo, 9 de novembro de 2014

A Joia da Coroa


Os chefs portugueses Nuno Mendes, José Avillez, Rocha Vieira, Luís Baena, Pedro Baroso, João Simões e a dupla Diogo Noronha e Nuno Bergonse elegeram, em 2011, as suas iguarias preferidas de entre as 21 nomeadas para as 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa.

Entre os 70 pré-finalistas, selecionados em sete categorias, seguiu-se a escolha das 21 candidatas por um painel de especialistas. Eis as 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa, eleitas por quase um milhão de votos: Alheira de Mirandela, Queijo Serra da Estrela, Caldo Verde, Arroz de Marisco, Sardinha Assada, Leitão da Bairrada e Pastel de Belém. 

O Pastel de Belém é o doce português mais conhecido do mundo, tem fãs desde os Estados Unidos e Europa até à Ásia. Conhecido internacionalmente como portuguese custard tart, ou simplesmente egg tart, o Pastel de Belém é muito popular em Macau, Hong Kong, Filipinas, Tailândia, Coreia do Sul e Japão, e agora também no Brasil.

Um pastel de massa folhada recheado de nata fresca e ovos. Para uns, o segredo está no folhado, para outros, no recheio, uns gostam deles mais clarinhos, outros com o recheio mais queimado, há os que os preferem quentinhos, outros à temperatura ambiente, com ou sem canela, polvilhados com açúcar de confeiteiro, na companhia de um bom café expresso com o chá da tarde, certo é que pelo mundo fora existem milhares de receitas da iguaria criada pelos monges do Mosteiro dos Jerónimos, em Belém, próximo a Lisboa. 

Comercializado pela primeira vez em 1837, o pastel de nata é aclamado como a joia gastronômica da cultura portuguesa. Quase impossível resistir a comer um só... Venha provar e leve para casa os pastéis de nata da B.LEM do jeito que mais gosta.

A receita não é dos monges, que esta só em Belém. Mas há quem diga que eles não a fariam melhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco e deixe o seu cometário sobre a B.Lem Bakery. Obrigada!