"Os doces conventuais são difíceis, retorcidos, com receitas mentirosas e segredos impartilhados, aperfeiçoados com vaidade e teimosia, competindo com elegante violência entre si. Doutra forma, era impossível serem tão deliciosos".

(Miguel Esteves Cardoso)

segunda-feira, 23 de março de 2015

É tempo de amêndoas na B.LEM!

Símbolo de uma nova vida para os Hebreus, o fruto da amendoeira é várias vezes citado na Bíblia como símbolo da vida, pureza e magnitude. Em Portugal a Páscoa é marcada pelo início da Primavera, quando as amendoeiras se vestem de flores branco rosado e a paisagem muda completamente, oferecendo-nos um espetáculo único.

Para matar as saudades e trazer aos clientes um pouco da tradição pascal portuguesa, a B.LEM preparou duas novidades feitas com amêndoas - o Cestinho de Amêndoas, a nossa massa folhada recheada com um generoso creme de amêndoas coberto de amêndoas laminadas...

... e o Bolo de Mel, iguaria originária da Ilha da Madeira, feito com mel de cana de açúcar, especiarias, amêndoas, nozes e vinho da Madeira. Conta-se que o delicioso bolo regional foi levado para o continente no século XV, por um frade franciscano, e incrementado com requintadas especiarias e frutos secos pelas freiras do Convento de Santa Clara, tornando-se famoso por todo pais. Os madeirenses partem e repartem o bolo à mão, que normalmente é servido na companhia de um generoso cálice de Vinho da Madeira.


Para os mais gulosos, teremos Ovos de Páscoa recheados com ovos moles uma das mais apreciadas e renomadas especialidades da doçaria tradicional portuguesa. A receita exclusiva é original de Aveiro, cidade litorânea do norte de Portugal onde os ovos moles são famosos e atingem a perfeição. 

Os ovos moles de Aveiro são vendidos nas típicas barricas de madeira decoradas à mão com motivos regionais, mas também envolvidos em uma fina camada de hóstia com diversas formas, como os Ovos de Páscoa que a B.LEM desenvolveu especialmente para a ocasião.